28/01/2008

- 1 a 30 de ABRIL de 2008 - "PROVOCATIONS"









Valado dos Frades é uma das freguesias do Concelho da Nazaré, distrito de Leiria. Segundo documentos históricos, Valado dos Frades deriva de "Velado" ou de "Velar" por neste lugar existir um frade que tinha como função de "Velar" ou "Vigiar" a agricultura ou matas dos campos que pertenciam a Alcobaça. Quanto à palavra Frades deve-se aos Frades de Cister que se instalaram no Valado por volta da segunda metade do séc. XVIII na Ermida do Padroeiro S. Sebastião.
Desde a sua fundação que Valado dos Frades pertencia à Pederneira, mas em 1855, face a uma crise administrativa passou a fazer parte de Alcobaça. O Concelho da Pederneira sofre uma restauração em 1898 e em 1912 passa a chamar-se Concelho da Nazaré. O Valado passa à categoria de freguesia.
Desde então os Frades da Ordem de Cister realizaram uma grandiosa obra de colonização agrícola, exercendo a sua autoridade na ainda existente Quinta do Campo. Segundo reza a história foi aqui que estes frades esconderam um valioso tesouro durante as Invasões Francesas.
Segundo alguns historiadores os Frades fundaram em Valado dos Frades uma Escola Agrícola que foi frequentada por muitos estrangeiros, nomeadamente por franceses que ficaram deslumbrados pelas modernas técnicas agrícolas desenvolvidos.

A Galeria do Centro Cultural de Valado dos Frades está inserida num Edifício de Design Moderno e tem a particularidade de ter o formato de caracol. Dotada de muita luz natural é um espaço atraente.
*
R. Heróis do Ultramar, nº36, 2450-372 Valado dos Frades
*
de 2ª a 6ª: 10.00h/13.00; 15.30h/18.00h
*
"PROVOCATIONS"
*
22 ARTISTAS PLÁSTICOS PRESENTES:
Júlio César/Túlio, Maria Emilia, Marisa Marina, Ricardo Movits, Thereza Toscano, Francisco Alves, Rosah Casanova, Alda Beatriz, Roberto S. Silva, Wagner Lopes, Denise Fernando, Eliane Corinti, Drica Queiroz, Claudia Souto, Rafael Murió, Marcos Pallas, Vany, Kim Molinero, Filipe Paiva, João Garcia, Tiago Paço, Ângelo Vaz...
*
17 PINTORES - 2 ESCULTORES - 1 CERAMISTA - 1 FOTÓGRAFO
*
Exposição Abre no dia 1 Abril às 15,30 h
*
PREMIAÇÕES:
Menção Honrosa/GRAU PLATINA - Rosah Casanova
Menção Honrosa/GRAU OURO - Tiago Paço
Menção Honrosa/GRAU PRATA - João Garcia
Menção Honrosa/GRAU BRONZE - Marcos Pallas
* * *